sábado, 14 de novembro de 2009

Minhas insanidades e o horário de verão...

"Estava pensando sobre isso esses dias... é horário de verão em algumas regiões do Brasil, e o objetivo é a economia de energia durante esse periodo do ano. Já que no verão os dias são mais longos, adianta-se uma hora, e o aproveitamento da luz do sol é maior.
Não existe horário de inverno por que acontece justamente o contrário, os dias são mais curtos e, portanto, menos aproveitáveis.
Mas na vida não é mais ou menos parecido?
Muitas vezes já vi comparações entre a vida e as quatro estações, e sempre concordei, mas não me lembro de ter visto uma comparação mais específica como essa.
Entre momentos floridos (primavera) e de renovação (outono), os mais marcantes são os que são simplesmente bons (verão) ou sombrios (inverno)... todos são importantes, necessários, mas cada um tem sua particularidade.
Nos momentos bons é onde reina a esperança, a alegria de viver e a vontade de aproveitar cada segundo. Os dias se tornam mais bonitos, até o coração parece bater mais animado, estamos completamente abertos para tudo de bom que pudermos absorver... tudo é tão lindo afinal!
Mas quando tudo se torna sombrio (isso sempre acontece algum dia), quando as esperanças morrem e quando se procura a alegria e ela se torna impossível de encontrar. Quando tudo se torna preto e branco a ponto de não ter mais vontade de abrir os olhos... as energias se foram, dando lugar a um vazio morto, sem sentido, mas consistente. Não existe motivos...

Parece estranho a primeira vista, mas é fato, todo mundo sempre passa por dias assim, como já disse, eles são necessários, mas a escolha certa em cada um desses momentos pode fazer uma pessoa melhor ou pior em sua existencia. É ai então que entra a lógica do horário de verão...

Muitas vezes os verões da nossa vida, mesmo sendo tão maravilhosos são mal aproveitados... mesmo inconscientemente, nos habituamos àquela situação confortável e chegamos a pensar que vai ser sempre assim. O que nos fez tão felizes um dia, pouco depois se torna normal, corriqueiro, sem valor. O gosto doce se torna enjuativo.
Mas um dia chega o inverno, frio e impetuoso, ele sempre vem. Talvez para provar se o verão é resistente o bastante, se é possível sobreviver a ele. É quando se sente falta do que deixamos de dar valor... deve ter sido num momento desses que surgiu a frase "era feliz e não sabia...". Nessas horas, ou você se agarra a esperança de um novo verão, ou é vencido pela névoa do medo.
Mas não precisa ser sempre assim...
Quando se nota o perfume das flores
Quando se sente a brisa e o calor do Sol
Quando se ouve uma bela canção
Quando se reconhece um amor verdadeiro
E quando se percebe que é impossível viver sem cada um desses momentos... as energias são guardadas.
E quando você não puder sentir o cheiro das flores, ou o brilho do Sol. Quando não puder mais ouvir uma canção ou não puder sentir um amor. Ainda quando tudo que se tinha parece perdido... a energia presente em seu coração não se esgota e não deixa a luz da esperança se apagar. Tristezas vem e vão, mas servem somente para que a energia se torne ainda mais resistente e eficaz. Assim o mundo muda, a vida muda, os sentidos mudam... pra melhor.

Economize energia... você ainda tem muito mais pra brilhar!"

Nenhum comentário: