domingo, 17 de julho de 2011

Já fazem vinte anos...


                 Eu sei que não participei efetivamente no comecinho, mas acho que foi só o período de experiência mesmo - na hora em que as emoções começaram de verdade, eu já estava presente. E emoções foram muitas, viu! Tantas que fica até difícil lembrar...
                 Eu fico imaginando como deve ter sido antes de eu chegar, ou antes mesmo de eu pensar em querer chegar. Painho todo bobo correndo atrás da “baiana”, até que ela cedeu finalmente aos seus encantos. O Jackson larga a antiga namorada do interior de Minas e vai conhecer a família daquela que seria a sua noiva. D. Alice diz que ele era um príncipe e Seu Nogueira dá contente a mão da “sua esposa” em casamento. Eles então resolveram se casar ao final do curso e ai talvez nem eles tenham sonhado com o que viria a seguir...
                 Primeiro um lugar conhecido para o “mineiro”, mas novo para a feirense arretada. Juiz de Fora. Apesar do frio, foi pra lá que Deus programou a minha chegada, não foi?! Ah, e como eu sou feliz por isso! Foi lá também que vieram as primeiras experiências “além-estágio” de vocês como ministros efetivos num campo. O pastor recém-formado teve que começar a aprender que teria que dividir bem as questões de casa e as da igreja... O casal passou a viver não só por si mesmos, mas por um bebezinho miúdo que Deus tinha mandado, embalado pra presente. Como o bebê em questão sou eu mesma, então não tenho como dizer com certeza tudo o que a gente viveu por lá, mas não tenho dúvida em dizer que os desafios foram muitos. Todos eles enfrentados enquanto vocês iam sendo guiados por Aquele que os enviou para a obra, não é?! E foi Ele que quatro anos depois decidiu que não era mais o tempo de vocês por lá... Nossa, eu nem imagino como vocês passaram por esse momento de transição pela primeira vez. Talvez tenham tido medo de um futuro desconhecido ou temor pelo que outros disseram. Mas não deve ter importado tanto. Eu sei bem que quando é a vontade de Deus, Ele mesmo trata de acalmar os ânimos e nos preparar para o que vem pela frente.
                 Então, veio o Nordeste! Talvez vocês não soubessem que dali não sairiam tão cedo! Mas vieram, pra uma terra que era absolutamente o oposto da anterior – Juazeiro da Bahia! E não era só o clima, não. O povo também era caloroso! O trabalho, apesar de árduo, rendia frutos maravilhosos como... Jovens envolvidos, crianças aos montes, liderança abençoada, congregações! Os problemas também vieram, claro. E por tantos momentos pareceu difícil. Mas Deus também nos reservou lá amigos que se tornariam eternos... No final das contas o saldo foi absolutamente positivo, não é mesmo?!
                 E lá ficamos um pouco mais de três anos... Então Deus chamou, de novo. E dessa vez fomos nós para Palmares, em Pernambuco! Uma terra linda, cheia de gente tão carinhosa! Um povo fervoroso e atencioso. Foi meio difícil também... Como mainha mesmo diz, foi lá que nós aprendemos a “perder”. Depois de assaltos, enchentes, dificuldades financeiras e tudo mais que passamos por lá, ela deve estar certa. Mas também ganhamos muito! Os momentos, os cultos, os acampamentos (que fizeram história!), os projetos lindos... E os amigos e irmãos também! Eles sempre serão um dos tesouros mais bonitos que trazemos na bagagem. E lá se foram quase seis anos, o maior período que passamos numa igreja, até que Deus outra vez nos chamou para outro lugar.
                 E nós fomos. O destino dessa vez foi Aracaju, em Sergipe! Quem diria! A capital da qualidade de vida, tão linda e graciosa. Realmente, pareceu um sonho morar num lugar tão maravilhoso. E foi mesmo. Aracaju definitivamente vai ficar marcada em nossa história. Talvez dessa vez tenha ficado mais claro pra mim porque foi ai que eu atingi essa maturidade que tenho hoje (que não é tanta, mas já é alguma coisa), mas sei que pra vocês também. Viver ai, conhecer pessoas tão especiais e desfrutar de momentos únicos... Foi ótimo.
E os momentos de crise. Sim, eles vieram e não adianta negar. Foram momentos tão difíceis. Momentos que talvez ninguém sequer tenha consciência de que tenham existido. Mas esses momentos também servem para reafirmar o que de fato importa. Pra mim os únicos motivos que me fizeram seguir foram a certeza da presença de Deus em tudo e o cuidado de vocês por mim. Quantas vezes eu acordava sem a mínima vontade de levantar da cama, pensando somente em desistir de tudo que achava não valer a pena. E nessas horas era em vocês que eu pensava. Doía muito mais em mim pensar que vocês estariam infelizes com a minha infelicidade do que a própria infelicidade em si. E ai eu levantava. Dava um jeito e saia com um sorriso enorme só pra fazer vocês felizes – e assim me fazer feliz também. E é graças a vocês que estou onde estou hoje.

                 Esse amor, que começou há tanto tempo atrás e que até hoje movimenta a minha e as nossas vidas, nos fazer seguir em frente, sempre. E além de vocês, ninguém pode entender melhor isso do que eu! Falem e tentem o que quiser... Essa certeza será eterna! Vocês são os melhores do mundo! Os melhores que o Senhor poderia me dar.

                 E por milhares de motivos:
• Por me trazerem ao mundo;
• Por terem me educado nos caminhos do Senhor e assim me apresentaram Àquele que me dá tudo o que preciso através da Salvação;
• Por me mostrarem o que é certo e errado, me ensinando o quanto é importante ter noção das coisas que faço e principalmente aceitar e responder por meus erros;
• Por viverem comigo o meu passado, me ajudar a construir o que sou hoje e tudo o que serei amanhã;
• Por serem a tradução da minha alegria, sempre;
• Por me ensinar a amar. Se hoje posso oferecer o meu amor pra quem quer que seja, ele é fruto de todo o amor que vocês me deram;
• Por serem quem são e nunca me esconderem isso;
• Por me dar tantas razões para admirá-los que eu nunca vou conseguir listar isso algum dia...

                 E eu os admiro mesmo. Tenho orgulho de tudo o que vocês são e de tudo o que fizeram. Porque até mesmo nos erros vocês me ensinaram muito. E sabe, um dia eu quero ter um casamento assim. Onde um busca superar os defeitos do outro. Onde ambos se completam. Onde, apesar das brigas aqui e ali, há sempre um gesto de carinho, mesmo que discreto. Onde sempre tem espaço para um sorriso.

                 Agora temos um novo desafio pela frente, não é?! As coisas vão mudar de novo. Mas uma coisa nunca, nunca vai mudar. NÓS ESTAREMOS JUNTOS, UNIDOS, POR MAIS 20 ANOS... OU MELHOR, ATÉ QUE O SENHOR JESUS NOS LEVE PARA VIVER EM COMUNHÃO ETERNA COM ELE NA GLÓRIA!

                 Louvado seja o nome do nosso Deus... Por que tudo isso que eu falei veio como fruto da graça Dele. Tudo prova do Seu grande amor por nós! Isso é tão maravilhoso! E “por que Dele e por Ele, para Ele são todas as coisas”, à Ele a glória! Para sempre, amém!


                 Eu amo vocês demais. Apesar de tudo que disse, sempre tenho a impressão de que falta alguma coisa. E falta mesmo. Porque as palavras nunca vão conseguir expressar o que sinto. Mas eu sei que vocês sabem o que é – e disso eu tenho certeza.

                
                 Parabéns pelos 20 anos, meus pais, amigos, pastores, responsáveis eternos, irmãos em Cristo, Bebezinho e Toy, e tudo mais! A bagagem que vocês trazem é a maior prova e o maior premio de que foi uma história de sucesso!

Da acompanhante oficial e eterna dessa história,


Patrícia.

OBS: Carta que eu escrevi para os meus pais dia 06/07, no aniversário de casamento deles. Não que eu queira que todo mundo leia, mas esse blog é a minha caixinha virtual pessoal de lembranças, então ele está cumprindo o seu papel. :D

Um comentário:

Anderson Bispo disse...

Achei linda, a tua carta. Imagino a reação de tua mãe.