quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O menino do dedo verde

Esses dias de desocupação no feriadão no fins das contas até que não serviram pra NADA.. separei umas duas horinhas e acabei lendo esse livro. Tão infantil e tão fofo... a história de Tistu - o garoto com o talento para fazer as flores nascerem do nada, e além de tudo "pensava demais". E se quer saber, pensar demais pode atrair problemas. Eu e Tistu sabemos bem disso.

Mas ai separei alguns trechos, porque eles já foram destacados por mim no livro, mas não teria graça não colocá-los por aqui também:

"Se só viemos ao mundo para ser um dia gente grande, logo as ideias pré--fabricadas se alojam facilmente em nossa cabeça, à medida que ela aumenta. Essas ideias, pré-fabricadas, a muito tempo, estão todas nos livros. Por isso, se a gente se aplica à leitura ou escuta com atenção os que leram muito, consegue ser bem depressa pessoa importante, igual a todas as outras.
É bom notar que há ideias pré-fabricadas a respeito de qualquer coisa, o que é bastante prático, permitindo-nos passar facilmente de uma para outra.
Mas, quando a gente veio à terra com determinada missão, quando fomos encarregados de executar certa tarefa, as coisas já não são tão fáceis. As ideias pré-fabricadas, que os outros manejam tão bem, recusam-se a ficar em nossa cabeça: entram por um ouvido e saem pelo outro, e vão quebrar-se pelo chão."

"A preocupação é um ideia triste que nos comprime a cabeça ao despertar e permanece ali o dia todo. A preocupação se serve de qualquer meio para penetrar nos quartos; ela se insinua como o vento no meio das folhas, monta a cavalo na voz dos passaros, desliza pelos fios da campainha."

"As pessoas grandes tem a mania de querer, a qualquer preço, explicar o inexplicavel.
Ficam irritadas com tudo que as surpreende. E, logo que acontece no mundo algo de novo, obstinam-se em querer provar que essa coisa nova se parece com outra que já conheciam há muito tempo."

"A gente se habitua a tudo, mesmo às coisas mais estranhas,"

" - Aprendi - respondeu Tistu - que a medicina não pode quase nada contra um coração muito triste. Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver. Doutor, será que não existem pílulas de esperanças?"

"De vez em quando surge um cavalheiro que revela um pedaço do desconhecido. Começam por lhe rir na cara. Algumas vezes levam-no para a cadeia, porque ele perturba a ordem do Sr. Trovões. Mais tarde, quando descobrem que tinham razão e já está morto, erguem-lhe uma estátua. É o que se chama um gênio."

"As histórias nunca param onde a gente imagina. Pois fiquem sabendo que nunca conhecemos ninguem completamente. Nossos melhores amigos reservam sempre surpresas."

AMO livros infantis que falam, assim meio que por acaso, coisas que podem muito bem ficar pra vida toda! :)

Nenhum comentário: