domingo, 5 de fevereiro de 2012

Palavras.

Palavras.
Palavras.
              Ultimamente não tenho me dado o luxo de romantizar minhas ideias, mas fica impossível não pensar. Na verdade as estimo de verdade. Ou talvez simplesmente estimo quem se torna digno de conseguir domá-las com louvor, mas... e se fosse simplesmente por elas?!
              Engraçado como podem construir a imagem de algo ou de alguém.
              “Aprenda a argumentar e nunca precisará ter razão” alguém disse. Descubra o enigma que faz com que elas se revelem, e então terá todo o poder que quiser nas mãos. De repente as histórias de super-heróis ganham sentido. Elas são a arma secreta capaz de engrandecer aqueles a quem pertencem. Seja para o bem, ou para o mal.
              Hittler. Incontestavelmente, um domador brutal das palavras. As tornava irresistíveis, inegáveis. E trágicas, mesmo que tão sutilmente. Reconheça.
              Mahatma Gandhi. Simplesmente com elas, e apenas por elas, venceu exercitos armados com todo poder bélico aparentemente indestrutível. E da forma mais simples.
              Jesus. Mudou a minha história, dividiu o tempo e opiniões. Ele sim sabia do poder que elas tinham. Homens limitados – que achavam que a verdadeira glória se resumia nas coisas que engrandeciam os olhos e a vaidade – não conseguiam perceber que somente com as palavras Ele poderia revolucionar, muito mais que a política de uma região, mas principalmente a vida de quem tivesse a oportunidade de ouvi-las.
              E que trunfo: são imortais! Basta (como se fosse tão simples) moldá-las da forma certa, e você viverá para sempre. Em lugares muito melhores do que fisicamente se é capaz de estar - nas mentes e nos corações.
              Me ache maluca, exagerada ou o que quiserem quem quiser. Não posso dizer que não sei. As verdades mais importantes são como que ocultas, borradas por alguma névoa que as protege. O valioso é que aquele que as descobre (o que realmente as quer descobrir) e através delas se liberta.
              Pode ser apenas uma viagem, um pensamento. Mas e se for...
              Que eu me permita viajar por onde tantos se privam. E que eu possa descobrir o que poucos sabem.
              Amém.
"Odiei as palavras e as amei,
e espero tê-las usado direito."
A menina que roubava livros - Markus Zusak

Nenhum comentário: