quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sejamos democráticos;

Democracia neste país existe?

Eu, na minha enorme limitação e direito, já me sugeri pensar.
Não que isso tenha sido sugerido a mim no tempo que passei na escola, a não ser nas situações em que os professores demonstravam revolta diante da situação que tinham de aceitar para exercer (se é que pode se considerar isso um exercício adequado) sua profissão.

Pense comigo.
Quando lhe é feita uma pergunta, você responde de acordo com o que sabe sobre o assunto.
Se não sabe nada, ou não responde ou, caso seja um dos que não aceitam desconhecer alguma coisa, se deixa manipular por alguém um pouco mais esclarecido (positivamente ou negativamente) e responde o que não sabe pelo que acha que conhece.
Certo. Isso nos leva a uma condição de conhecimento.
Uma vez eu ouvi uma frase dita pelo Pe. Fábio de Melo (não sei se é ele realmente o autor): "Você é escravo da sua ignorancia". Significa que sempre que você é alheio a alguma coisa, desconhece a maneira de solucionar determinado problema, fica sujeitado a depender de quem sabe. Então, ao ter o problema solucionado e a partir de então se tornar conhecedor do assunto, você já não dependerá de nada e de ninguém para resolve-lo posteriormente ("Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" Jo 8.32).

Bom, acho que daí já dá pra entender alguma coisa, não é?! Não é dificil... só raciocínio lógico e ajuda de mais alguém que sabe o que diz (pensar não é tão dificil assim).

 Voltando ao assunto do título, vamos entender a democracia como uma grande questão.
De acordo com o Dicionário Informal, democracia é  "S.f.(a) 1-Forma de governo em que o povo elege livremente seus representantes e exerce a soberania do Estado mediante um sistema partidário pluralista, com librdade de imprensa, de manifestação, de associação e de organização política e respeito aos direitos civís e individuais do cidadão". Ela é o direito concedido a todo cidadão, que assim pode opinar livremente sobre a situação (economica, política, social, seja lá o que for) do país em que vive.
Poxa, isso até parece... liberdade.

Bom, o lindo do Fernando Pessoa já definiu democracia também:

"Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida.
Quanto ao ponto de chegada depende de cada um."

Ok. Então espera. A democracia, por mais linda que seja, depende de mim e de você para se tornar real. E afinal, quem somos nós?! Quem somos nós para se tornar capazes de julgar e determinar aquilo que é melhor para uma nação? Na verdade a grande maioria mal sabe cuidar de si mesmo... Que seja. Basta voltar um pouco mais para entender que somente o conhecimento nos traz a luz para uma responsabilidade como essa.
Eu sei que isso pode parecer papo de Aristóteles, Platão e Sócrates, mas eles tinham razão.

Ainda somos absolutamente dependentes das tecnologias externas, dos profissionais do exterior, do financiamento internacional e o pior, do jogo de manipulação do nosso governo.
Desse não temos do que nos orgulhar, infelizmente.
Porque talvez seria uma ótima ideia escolher bons representantes, esclarecidos, que pudessem nos encaminhar e nos mostrar uma forma de fazer um país melhor.
Mas se essa atual representação é o retrato do que hoje somos... eu não declararia com tanto orgulho o fato de ser brasileira. E me perdoem os que acham isso radical demais.
Mas como não ser? Não bastasse a "baixaria" que rola solta no Congresso de forma cada vez mais explícita (sim, nos ultimos anos todos os politicos tem plena consciencia da forma que o povo passou a encará-los e mesmo assim não tomam uma medida sequer para amenizar a situação. Nunca vou esquecer quando assisti um vagabundo daqueles deles afirmando enfurecidamente para as cameras que "um político não pode sobreviver com 17 mil por mês, quando tem tantos eventos formais para frequentar" -.-'), ainda existem todas aquelas histórias - as piores - que nunca tomamos conhecimento.
Conhecimento...
Alguém sabe porque até hoje não houve um verdadeiro incentivo aos estudos neste país?
Claro, o governo criou novas oportunidades nas universades por todo país (afinal o Ensino Superior é de responsabilidade federal). Nunca foi tão fácil cursar uma faculdade. Acredite, acabei de ganhar a inimaginável bolsa integral de estudo para a PUC-SP. Além disso, nas universidades federais, dobraram-se o número de vagas e destas 50% são destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. Realmente encantador... tirando o fato de que nunca houve tanta obsolencia de vagas, porque os alunos - que não tiveram base alguma na escola pública e enfrentaram mais dias de greve do que nas salas de aula - não tem condições de avançar num assunto sobre o qual desconhecem. E toda a burocracia que existe para que um aluno consiga de fato uma das bolsas concedidas...

Tivemos (poucos e nem tão relevantes) avanços sim.
Mas de quê adianta? Mal sabemos quem somos, muito menos quem podemos ser.
O brasileiro vive no escuro, aguardando a chegada de outra polemica, de outra farra política. Enquanto isso nos tornamos cada vez mais frios, desinteressados e acomodados.
Fadados à violencia que nos assola, a uma pobreza terrivelmente injusta e sem explicação (pelo menos algum explicação cabível), às trágicas condições de saúde, educação, transporte...
E falar... falar só não basta.
Sentir só, também não.
Porque precisamos saber, entender, enxergar e a partir daí falar e saber daquilo que temos.
A questão é tão simples. A resposta, ainda mais. 42.
Apenas não é interessante para as autoridades que discaradamente nos roubam e manipulam que nos tornemos seres pensantes que questionam e interferem. Será que dá pra entender?

E se você entende, então me diga: existe democracia neste país?




Eu sempre sinto que tem muito mais coisa que eu gostaria de dizer, mas não sei como. kk'


Um comentário:

Multi-Informacional disse...

Se existe democracia eu não sei, mas ano que vem tem Copa das Confederações, 2014 Copa do Mundo e 2016 Olimpíadas! TÁ TUDO LIIINDO!