quinta-feira, 2 de setembro de 2010

As Crônicas de Nárnia... conclusão


Enfim tenho o MEU, só meu... e ele agora está todo rabiscado e sublinhado.
Já é a terceira vez que eu leio e, acredite, parece que foi a primeira.
Mas como eu sei que ainda vou ler mais umas vinte mil vezes, é bom que eu destaque logo algumas coisas que sempre acontecem... só pra que eu não me espante quando perceber denovo.

  • Sempre, sempre, toda vez que eu leio o primeiro parágrafo, eu me pego imaginando o porque de gostar tanto de um livro infantil. A linguagem é super simples e singela... ainda mais quando você começa lendo a descrição de uma menininha simples e fofa (Poly).
Bem, essa impressão muda depois que eu leio os parágrafos seguintes, claro. Mas é bom lembrar sempre que nem CSL tinha a pretenção de escrever para crianças. Aquela era simplesmente a melhor forma que ele tinha pra expressar a imaginação que ele guardava desde os tempos de criança. E graças a Deus ele fez isso!

  • Meu personagem predileto, mesmo que ele não apareça TANTO quanto eu gostaria, é Edmundo. Mesmo com as besteiras que ele faz em O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa, o efeito que isso traz na vida dele... eu não vou falar, mas é lindo. (Aslam é o melhor personagem, é obvio... tanto que não preciso falar que ele está em primeiro lugar.)
  • Em compensação o que eu menos gosto não é a Feiticeira Branca... ou a Dama de Verde... ou os outros chatinhos que aparecem. É a Susana mesmo. Ow menininha CHATA! Desde sempre... graças a Deus ela, dos quatro, é a que menos aparece.
  • Eu sei que tem filme e tal.. mas os personagem que minha cabeça criou a anos atrás são bem melhores. E, acredite, cada vez que leio eles evoluem! kkkkkk'
  • Os meus livros prediletos são O cavalo e seu menino e O Príncipe Caspian (por causa de Eustáquio), e a A ultima Batalha também, claro. Todos são maravilhosos, isso é inegável... as mensagens que eles transmitem são incríveis. Mas gosto muito da forma que Aslam se manisfesta nesses dois. Em Príncipe Caspian especialmente, gosto muito da forma como Edmundo age, sempre. 
  • Lembrar: TUDO o que acontece em A cadeira de Prata tem um significado. 
  • Lembrar²: Em A última Batalha existe a manifestação de várias idéias diferentes. Da próxima vez quero analizá-las melhor.
  • Eu gosto tanto de Harry Potter, Poliana, O Mundo de Sofia, Quando Nietzsche chorou, Saga Crepusculo (eu li e gostei, fazer o quê!) e tudo mais... mas meu carinho pelas Crônicas é infinitamente maior. Não posso negar isso. A mensagem que elas me transmitem é bem mais clara, impactante. FATO.
Enfim... se tiver spoiler, me perdoa. Mas eu tenho que me lembrar disso sempre que ler o livro e, enfim, o blog tá aqui pra isso!

Nenhum comentário: