quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

[2] Poxa, cara...


OBS: Escrevi assim de um jeito meio largado e impessoal porque essa era uma conversa que eu gostaria de ter com um amigo meu... muito querido, mas que não reconhece a verdade.

Olha, eu vou tentar te explicar do meu jeito. É uma história meio longa, mas acho que vale a pena ouvir. É realmente o que eu acredito.
Eu de fato acho a Bíblia o livro mais incrível do mundo. Sério, ainda não a li toda... mas pela boa parte que sei posso dizer que ela é absolutamente diferente de qualquer outra coisa que já tenha sido publicada no mundo. Não pode ser a toa que é tão famosa. Foi escrita a milhares de anos, e ainda assim se mostra atual aos leitores de qualquer época. Por mais diferente que seja de mim, você também é capaz de ser tão edificado quanto eu pelo que ela diz. É uma das coisas mais legais – ela é realmente uma palavra viva! Lendo um mesmo trecho podemos ter visões absolutamente diferentes, e ainda igualmente edificantes.
Você sequer precisa ser cristão para acreditar nela. Abra um pouco a mente e você vai perceber que ela traz verdades que podem te ajudar (e muito!) a repensar o jeito que leva a vida. É como um manual de instruções. Gosto da parte em que ela diz que somos livres para fazer o que quisermos, mas conscientes de que semprehaverão consequências. Você sabe tão bem quanto eu como é fácil se deixar levar pelas coisas ruins. Engraçado, nunca pegamos o caminho certo por acidente, é sempre o contrário!Mas se quiser dicas sobre como pegar o caminho certo, basta lê-la um pouco mais! É incrível!
Mas se ela se mostra tão verdadeira assim... porque não pensar um pouco na história principal que ela nos traz?
Bem, tudo começa na criação, certo?! Deus, Aquele que já era desde o princípio, criou em sua perfeição o mundo e tudo que nele há. Sim, perfeição. Isto está certo. Basta olhar para a extensão do universo, para si mesmo ou para um pequeno detalhe que passa despercebido. Aquilo que a matemática, a física, a filosofia e todas as outras ciências estudam a séculos para tentar explicar... tudo foi posto numa perfeição inimaginável! Seja lá como tudo aconteceu, ninguém pode negar isso.
Mas enfim, continuando... Deus criou também o homem. Homem e mulher! Foram as obras primas, dotadas de qualidades que nenhuma outra criação chegou perto de ter. Foram as criaturas mais amadas. Agora que queria que você imaginasse uma situação:
Você finalmente encontrou a mulher da sua vida. Ela conseguiu despertar em você essa coisa que sempre acreditou ser o amor real, verdadeiro. É tudo maravilhoso, mas o simples fato de amá-la não significa que ela irá amá-lo também. Mas então você descobre que tem o poder de fazer a seguinte escolha – pode obriga-la a amá-lo ou pode deixar que ela o faça por si mesma. Claro que parece estranho amar por obrigação, e de fato é. Mas dessa vez você pode fazer isso. Ela se tornaria um “robô”, programada para fazer todas as suas vontades! É uma proposta tentadora. Enfim amar e ser amado, como se sonha. Mas você pode também escolher deixar as coisas acontecerem de forma natural. Fazer de tudo para conquistar o amor dela de verdade, fazer com que isso seja uma escolha dela. Bem, existe o risco de que ela recuse o seu amor... mas ainda assim, pode ser bem melhor sentir a sinceridade de um sentimento real do que alguma coisa regida pela obrigação.
Deus fez esta escolha. Mesmo sendo o Deus Todo Poderoso, Ele queria o amor das suas criaturas de forma sincera. E fez de tudo para conquistar esse amor. Não bastasse criar o ambiente perfeito, ainda fazia questão de manter contato direto sempre! Era tudo realmente incrível... mas a liberdade da criatura acabou fazendo com que ela tomasse outro rumo. Homem e mulher caíram.
Deus é também um ser de pura justiça, e fez o que devia ser feito. Ele falou que seria assim, e não poderia voltar atrás... mas você pode pensar que ele poderia, sem nenhum problema, dar outra chance. E Ele deu.
Infelizmente as criaturas tinham que arcar com as consequências de sua escolha, mas um plano já havia sido traçado para que a história mudasse de quadro. Um plano ainda mais incrível que o da própria criação, um plano infalível e todo trabalhado por amor.
Bom, não se pode limpar uma sujeira com um pano sujo. Ninguém seria capaz de restaurar a comunhão de Deus com suas criaturas a não ser que fosse puro o suficiente para isso. E não havia ninguém, além do próprio Deus. Então Ele se fez carne, e habitou entre nós.
Talvez você imagine que poderia ter mais efeito se Ele viesse de forma mágica, cheia de efeitos especiais, de um jeito que tornasse inegável o fato de que somente Ele era a Salvação. Mas Ele preferiu se igualar a você e a mim. Tem noção do que é isso?! Viveu como nós vivemos. Nasceu, experimentou o carinho dos pais, as loucuras da adolescência, teve amigos e inimigos, deu risadas e chorou. Passou por provações tão difíceis (talvez até mais) que as nossas... e tudo isso com a mesma resistência humana que nós! E ainda assim sem nunca ceder ao erro. Inacreditável! Mostrou que é possível sim viver uma vida plena sem dar lugar as coisas ruins desse mundo. Sério, eu não imaginaria um plano melhor (com certeza!). E se ficasse difícil demais seguir o seu exemplo, Ele ainda ensinou o que e como fazer para seguir adiante, sempre deixando a certeza de que temos a cobertura do seu amor no caso de algum erro.
No Velho Testamento está escrito no livro da Lei de Deus para o povo judeu que o sangue é o símbolo da vida. Portanto para que tivéssemos verdadeiramente uma nova vida, desligada do erro primário que nos enfada ao pecado, era necessário um sacrifício de sangue, de purificação. Nenhum sangue seria puro o suficiente, senão o dele. Outro motivo para que ele encarnasse em corpo corruptível, por você e por mim.
Mas o fruto do erro somos nós. Nós quem tendencionamos ao pecado, que preferimos naturalmente ser ruins. Se alguém mereceria morrer, meu caro, esse alguém definitivamente não era Ele. Mas a nossa morte não serviria de nada, não é?! Não nos livraria da maldição eterna... mas o sacrifício Dele sim. E assim foi.
Ele foi escarnecido pela maioria das pessoas que presenciaram o fato que lhes traria a salvação. E eu fico pensando se fosse eu quem estivesse lá, qual seria minha posição. Por que não sou melhor do que eles em nada, ao contrário, minha mente é tão limitada quanto. Mas Ele foi morto da forma mais cruel, e o seu sangue verteu do calvário.
Mas Ele ainda era Deus. Seu poder ainda era infinitamente mais forte que a morte. Hoje Ele vive, e promete um futuro esplêndido para quem escolher viver ao seu lado.
É sempre uma escolha.
Sempre por amor.
Porque Ele próprio é o amor em si, não poderia ser diferente.
Talvez você nem me entenda, mas eu escolhi seguir a Ele. Porque, como disse, acredito no que a Bíblia me diz. Porque é assim que eu vejo que a minha vida pode ir além de tudo o que puderam me oferecer até hoje. Porque Ele já se mostrou muito mais real do que qualquer prova que a ciência possa me apresentar.
Claro, eu posso ser uma louca fanática e estar absolutamente errada.
Mas se quer saber... se eu estiver errada, o que eu perco com isso?! Festas, farras e loucuras? Bem, eu consigo superar. Vivo bem feliz do jeito que estou, e por isso só já poderia valer a pena.
Mas e se eu não estiver?
A vida pode ir muito além disso que você imagina, cara. Sério. Pensa um pouco.

Nenhum comentário: