quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Manual PNR para Dias Extremamente Horríveis




Os ditos "dias horríveis" são resultado de um fenômeno extra galático que ocasiona o infeliz acaso que reúne, em apenas algumas horas, todas as situações ruins que não poderiam acontecer para um vida mais tranquila.
Em dias como estes, é comum que fatos ruins e estressantes aconteçam de forma intensificada. Por exemplo:num só dia seu salário pode ficar bloqueado na conta do banco enquanto suas dívidas atrazam ainda mais (e aumentam), seu chefe pode triplicar sua carga de trabalho para um nível enlouquecedor, a atividade (aquela que te fez ficar acordado até 2hs da manhã do dia anterior para fazer) recebe uma nota péssima e injusta, seus amigos implicam com você e ainda perde o dinheiro da passagem do onibus e só descobre isso quando está passando pelo cobrador...
Parece mesmo bastante complicado, mas, acredite, esses dias são reais e podem vir quando menos se espera.
Por isso, cara leitora, reuni nesta nova edição do Manual algumas dicas que devem vir à sua memória em momentos assim. Leia tudo com a atenção e se esforce em seguir os passos.
Você pode acabar extraindo grandes lições até mesmo do pior dia da sua vida.
1. Acalme-se
Pode parecer muito óbvio, mas é absolutamente necessário. A partir da primeira tragédia do dia, você (seu cérebro e seu corpo) passam a reunir as tensões e o acumulo delas gera grandes níveis de estresse. E é impressionante o poder que o estresse tem de fazer piorar o que já está suficientemente ruim.
Mesmo que você já tenha o costume de continuar pensando positivamente ao longo dia (o que é muito bom!), suas tensões acabam por influenciar no seu comportamento e atrapalhar tudo, sem que você perceba.
Por isso, experimente simplesmente parar no meio da confusão e ouvir uma boa música ou assistir alguma coisa engraçada.
ATENÇÃO: Apesar de acreditar que os amigos são a melhor terapia que existe no mundo, evite-os nesse momento. Mesmo que eles sejam realmente incríveis e te suportem até nessas horas, você pode acabar falando o que não quer e, mesmo que não chateie tanto o amigo, terminar se chateando consigo mesma.
2. Evite pensamentos negativos
Porque eles vem simultaneamente nesses momentos. De repente vem a tona tudo aquilo que você começou a fazer e deixou pela metade, as pessoas que sairam da sua vida, os amores frustrados, os amores que não conseguem existir, as contas que se acumulam num canto, a opnião dos outros sobre a roupa que você usou na semana passada... qualquer coisa que te ponha ainda mais pra baixo pode acabar surgindo das profundesas do inferno (pq isso só pode ser obra do safureta mesmo!) só para terminar de te enterrar no fundo do poço.
Tente lembrar - e se esforce nisso - dos detalhes bons do seu dia. E se for difícil demais, ou se eles simplesmente não aconteceram, lembre-se dos outros dias ruins como esse.
Sim, pode parecer contraditório, mas se parar para lembrar vai perceber que já passou por muitos momentos ruins e ainda assim continuou bem. Vai se lembrar que essas coisas passam. E realmente passam.
Talvez seja uma boa sugestão registrar toda a situação para rever os acontecimentos depois com maiores detalhes. Você ainda pode rir muuito de tudo isso! :D
3. Pare para rever seus conceitos
Aproveitando a deixa da dica anterior, porque não parar para refletir na importancia desses momentos?
Porque a vida, infelizmente, não pode ser sempre um conto de fadas. Sua vida está sujeita a MUITAS coisas, e cabe a você escolher como se comportar diante de tudo isso.
Procure lembrar o quanto as dificuldades de fizeram amadurecer, e então se lembre de que - não importa o quanto tenha crescido e o quanto já aprendeu - você sempre terá que passar por novos problemas e crescer um pouco mais.
Lembre-se da importancia de se manter humilde. Ninguém é tão poderoso a ponto de se privar das conturbações, principalmente você.
E falando em ninguém, entenda que ninguém tem culpa do que está acontecendo. Não se torture e nem atire pedras nos outros... reflita, por favor.
Na hora em que não souber reagir, simplesmente não reaja. Qualquer coisa é melhor do que se arrepender de uma besteira feita num momento de insanidade.
4. Ore.
Provavelmente a melhor das dicas, por reunir todas numa só.
Ao orar você escapa por alguns minutos dos seus problemas e se concentra numa conversa absolutamente sincera (a menos que consiga mesmo mentir para si próprio... e ainda assim fica meio impossível mentir para Deus), em que pode explanar todos os seus sentimentos sem medo. Seu Deus te ouve sempre, te ajuda e te entende, melhor que ninguém.
Leia a Bíblia, entenda um pouco mais o que a Palavra tem pra você (e ela é viva! Sempre tem novidade!) e reflita em seus preceitos.
Não há melhor lugar onde aportar a esperança que Naquele que criou o mundo inteiro, acredite. :)
5. Ao fim do dia, delete as experiencias ruins.
Por favor. Se foi um dia ruim, você não precisa extender para toda uma semana.
Se existem coisas mal resolvidas, aproveite a cabeça fria e resolva. E se há alguma coisa que não pode ser resolvida porque foge da sua capacidade... paciência! Não dê tanta importancia para as brincadeiras que suas emoções lhe aprontam.
Afinal, amanhã pode aparecer aquela nova oportunidade de emprego que você estava esperando... ou talvez acabe pintando uma chance de conseguir um dinheiro extra... e quem sabe você descobre novos amigos (eles são incríveis, sempre aparecem do nada!)... hum, talvez um amor (amor que é amor a gente tem por todo o canto, não vamos ficar neuróticas também)...um elogio inesperado, ou talvez só uma boa notícia (tipo, "VOCÊ GANHOU NA MEGA SENA!").
E se não gosta de perspectivas, pelo menos se permita viver sem o peso do mau humor e da angustia. Como diz a galera do A.A., "um dia de cada vez". E não, não é necessário ser um viciado para viver isso (Jesus já dizia isso a muito mais tempo... "basta a cada dia o seu mal")
E para encerrar... por favor, sorria.
Seu sorriso atrai olhares, oportunidades e bons momentos. Mesmo quando surgem em momentos improváveis.
E ele é importante demais para alguém, tenha certeza.
É importante para mim.

Bom proveito, e que todos os dias se façam LINDOS para você! (Amém!)

Nenhum comentário: