segunda-feira, 28 de março de 2011

Cristo em Mim

Deve ser uma coisa comum para todo o crente... eu tenho pensado muito sobre o significado de Cristo na minha vida.


Não pense que esse questionamento veio de alguma dúvida em relação à minha fé, porque é justamente o contrário. Creio absolutamente em Cristo e no poder de Seu amor por mim, mas para que esse seja um amor consciente eu devo procurar entendê-lo.
As pessoas às vezes acabam tendo impressões erradas quanto a isso.Tenho amigos ateus que acreditam que tudo o que falo e penso é fanatismo. Coisas de uma garota que cresceu na igreja e foi treinada para aceitar tudo sem questionar.
Eu, diante disso, não sinto nem um pouco em decepcioná-los. O que me move a amar e viver desse amor é um motivo racional e nem um pouco abstrato.
Basta um pouquinho mais de conhecimento e sensibilidade para perceber que a simples existencia de Jesus foi extraordinária. E não há como negar. Hoje, mais de dois bilhões de pessoas, um terço dos seres humanos deste planeta, se dizem cristãos. A segunda maior religião do mundo, o islamismo, é menos da metade menor do que o cristianismo. Dois dos maiores dias santos deste país, Natal e Páscoa, são baseados em eventos da vida de Jesus, e nosso calendário até conta os anos a partir do nascimento dele, há dois mil anos. Não me importa se você é budista, hinduísta, ateu ou da "igreja da moda", ninguém pode negar que Jesus Cristo influenciou bilhões, hoje e ao longo da História. Ninguém está próximo do segundo lugar.¹ Suas palavras, mesmo tão antigas, conseguem trazer a reflexão até mesmo aqueles que não aceitam a sua divindade.
Estou estudando Ciencias Contábeis e até mesmo nessa área (pasmem) eu vejo os atos de Cristo como "gestor de pessoas" sendo citados como exemplo nos livros acadêmicos que me são indicados.
Mas existe algo mais. Algo que pra mim é até difícil de explicar. O poder das palavras de Cristo vai além de meros significados humanos. Elas produzem sensações que quebram convicções e paradigmas. Talvez seja por isso que tantos insistem em não reconhecê-las como reais, por medo de serem confrontados pelo inegável. Há quem chame de filosofia de vida, e talvez até seja.
O fato pra mim é que graças a Ele eu posso dizer tenho uma vida feliz sem ter que apelar para os "meios de felicidade" que os outros seguem. Uma alegria que não pode acabar, porque está fundamentada em uma rocha firme e inábalável. Uma esperança real que permanece além das circunstâncias, porque os meus olhos se mantém voltados para Ele. Uma fé que se renova a cada prova desse amor, que se manifesta em todos os detalhes que me rodeiam. Em meio as dificuldades (sim, elas existem aos montes) eu posso ver uma luz que ilumina o meu caminho e me dá um ponto de equilíbrio pra que os problemas enfrentados se transformem em fontes de sabedoria e de bençãos.
Sim, pode parecer fantasioso demais. É até compreensível para alguém que nunca conseguiu reconhecer um amor assim de perto. Mas eu posso garantir que é real.
Talvez para compreender seja necessário apenas abaixar a guarda, entender que existem questões que não se podem explicar sozinhas; entender que você não é capaz de explicar tudo.

E eu... eu só posso louvar a Deus por sentir em mim tão grande graça. Porque eu sei que não sou digna dela.
Louvar a Deus porque eu sou capaz de reconhecê-la, mesmo na minha ignorancia. Ainda há tanto para conhecer e entender. Mas sei que essa certeza, que já faz parte de mim, vai me dar clareza para reconhecer tudo o mais que ainda vou aprender.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
¹Livro "O Monge e o Executivo" de James C. Hunter

Nenhum comentário: