sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PpT - Coisas que a gente observa (ou não)

      
         Jess deu um riso forçado.
         — É. Também não estou preocupado com as meninas. Se é que eu conheço aquelas duas, vão acabar          dando um jeito de conseguir as roupas novas. Dá até vontade de vomitar, quando a gente vê o jeito          que elas ficam se exibindo na igreja.
         — Eu não sabia que vocês iam à igreja.
         — Só na Páscoa.
         Ele se concentrou um pouco no úbere morno da vaca, depois comentou:
         — Na certa você acha que isso é meio bobo...
         Ela não respondeu, durante um minuto.
         — Eu estava pensando que gostaria de ir.
         Ele interrompeu a ordenha.
         — Leslie, às vezes eu não te entendo.
         — Bom, eu nunca fui a uma igreja na minha vida. Ia ser uma experiência nova para mim.
         Ele voltou ao trabalho, dizendo:
         — Você ia odiar.
         — Por quê?
         — Porque é chato.
         — Bom, mas mesmo assim eu gostaria de ir e ficar saben­do, eu mesma. Será que seus pais deixam eu ir com vocês?
         [...]
         — Puxa, adorei ter vindo!
         Jess se virou para Leslie, incrédulo.
         — Muito melhor do que ir ao cinema — ela acrescentou.
         — Você está brincando.
         — Não, não estou.
         E não estava mesmo. Dava para ver na cara dela, enquan­to dizia:
         — Toda essa coisa de Jesus é muito interessante, você não acha?
         — Como assim?
         — Aquelas pessoas todas querendo acabar com ele, matar e tudo, e ele não tinha feito mal algum —  explicou ela, hesitan­do. — Na verdade, é uma história muito bonita... como a de Abraham Lincoln, ou Sócrates. Ou Aslam.
         — Não é nada bonita — interrompeu May Belle. — É hor­rível, dá medo na gente. Imagine, enfiarem uns pregos bem no meio das mãos de alguém.        
         — May Belle tem razão — concordou Jess, escarafunchan­do lá no fundo da memória para explicar — Mas como todos nós somos pecadores e malvados, Deus tinha que mandar Jesus para morrer.
         — Você acredita mesmo que isso é verdade?
Ele ficou chocado.
         — Está na Bíblia, Leslie.
Ela olhou para ele como se fosse discutir, depois pareceu mudar de idéia. Sacudiu a cabeça e disse:
         — É uma coisa meio maluca, não acha? Você tem que acreditar nisso e detesta. Eu não tenho que acreditar e acho que é lindo. Muito doido.

"Ponte para Terabítia" de Katherine Paterson - Cap. 8

OBS: E Leslie mostra ter razão... não é absurda a forma como passam a tratar uma coisa tão magnifica como a vida cristã com mera religiosidade?! E a família de Jess nunca foi excessão... tanta gente ensina seus filhos que TEM QUE SER ASSIM e ponto final, fazendo com que o sentimento real fique oculto.
Leslie que nunca teve compromisso em ter que acreditar ou não, ficou encantada.


Eu acho que isso já nos faz pensar o suficiente pra entender o que eu estou querendo dizer...

Nenhum comentário: